Olá amigos e amigas,
Esse é mais um post da série
sobre Ciclo de Estudos. Hoje o tema é Seleção. Apresento dicas simples para
acelerar o processo de escolha de artigos ou conceitos-base na sua produção
acadêmica e falo outras mil coisas.
Esse tópico me é muito caro!
Selecionar é fundamental para a organização, planejamento, estimativas reais de
tempo e produtividade. Sei bem das questões complexas e legítimas de maximização
e otimização da produção de pesquisa. Esse blog NÃO está a serviço dessa política
opressora de publicações irreais propostas pelos órgãos de fomento. Meu objetivo
é apenas ajudar aqueles que, como eu, querem se desenvolver e crescer em sua
escrita científica, aprimorando conhecimentos, trocando com nossos pares e
ímpares e contribuindo para um mundo melhor.
Dito isto, vão as dicas:
1- Converse com seu (sua) orientador(a)! Leia esse tópico cinco vezes e
passe para o segundo...rs
(((1.1- Não tem orientador ainda? Dica na dica: a) Eu atualmente
escolho seguindo um critério claro: identificação, mesmo. Sério. Identificação pessoal e conceitual.
Sabe “murro em ponta de faca?” Então, não nasci pra isso, beibe! Beijão pra
minha orientadora! )))
2- Tenha um caderno de notas e anote tudo o que se
relacionar com a pesquisa, leve-o sempre com você e deixe-o próximo a sua cama
à noite (É sério. Eu já sonhei com minha pesquisa e tive uma super ideia).
2.1-Se você trabalhar também no laboratório, tenha outro
caderno, só que fixo naquele espaço para as anotações pertinentes. Outra coisa
que funciona em laboratório também é o uso de áudio para registrar fatos
rapidamente, sem perder o raciocínio. Celular salva!
3-Depois das orientações, leia atentamente os textos indicados.
Anote as referências de cada um e procure outros textos dos mesmos autores na
internet, preferencialmente em banco de teses acadêmicas.
4-Construa um banco de artigos em seu computador. Insira-os
e se você se organizar, poderá inclusive fazer breves fichamentos. (Tenha
esperança!)
5- Defina, se já não definiu antes, seu recorte de pesquisa.
Não é possível escrever tudo sobre tudo, você deve SELECIONAR. No meio
acadêmico as pessoas chamam isso de recorte. Então, você deve escolher o quê,
como e por quê, como passos principais para a escrita da pesquisa.
6- Depois de um recorte definido, de um bom banco de
artigos-base, tenha prazos de leitura. Nos próximos posts (Esperança!!!)
pretendo escrever sobre a criação de uma rotina com propósito de
escrita/estudos. Aguardem.
7- Construa um cronograma! Estime seu tempo de leitura/fichamento
de um artigo e dobre-o. Se você acha que leva três horas para ler um artigo
pouco complexo de 100 páginas, estime que levará seis horas para concluí-lo.
Seja real, mas gentil consigo mesmo.
7.1- Se você ainda não consegue ter nem ideia de quanto
tempo leva para ler bem um artigo, ao menos prestará mais atenção nesse quesito
e ficará melhor com o tempo. Eu me assusto com a precisão que eu algumas amigas
temos para estimar nossos prazos. Depois que tive filho então...sou um
cronômetro ambulante e aproveito todos os intervalos.
8- Nunca esqueça, beba água enquanto estuda e sempre, sempre
respire, lembre-se de sentir seu coração e estar dentro da sua pele, mesmo que
sua mente esteja divagando pelo universo.
Espero que seja útil para você.
Gratidão pela leitura.
Ju.
PS: Estou preparando uma série em homenagem a minha amiga
doutoranda Mari, de nome “Decoreba dos Paranauê” em que abordarei técnicas de
memorização de leitura num sistema que estou criando de Conceito-Autor-Obra.
Você nunca lembra de quem escreveu o quê??? Essa então é pra você!
Parabéns, Ju. Excelentes dicas! 💜
ResponderExcluirObrigada, Mi.
ExcluirSempre mil "obrigadas" para você!
Estou adorando!! Parabéns, Ju! Qd vem o próximo? Bjss
ResponderExcluirPaty, chegou. Finalmente!
ExcluirObrigada e super beijo!