sábado, 22 de setembro de 2018

Como saber se é o momento para uma pós-graduação? QUIZZ!

Muita gente se pergunta qual o melhor momento para ingressar em um curso de pós-graduação. Afinal, para além das questões referentes a rotina "normal" você irá assumir uma responsabilidade que irá demandar por um período de tempo em torno de 24 a 48 meses.

Diante dessa angústia, dentre as minhas leituras, localizei um "teste" (tipo aquele das revistas de adolescente da década de 1990) que nos permite verificar se estou "pronto/a" para ingressar numa jornada de formação.

Para responder é necessário fazer uma análise sincera consigo mesmo.
Responda SIM ou NÃO para cada pergunta abaixo:

  1. Imagina seu futuro profissional inserido no ensino superior ou na pesquisa?
  2. Poderá dedicar boa parte dos próximos 24 meses (para quem pretende ingressar no mestrado) ou 48 meses (para quem pretende ingressar no doutorado) a essa jornada de formação?
  3. É capaz de fazer um recorte de determinado assunto em um dado momento?
  4. É capaz de, com um mínimo de trabalho, escrever três páginas "coerentes" sobre um assunto dado?
  5. É capaz de por ordem em suas ideias?
  6. É capaz de organizar sua documentação e de se localizar?
  7. Consegue adequar-se a uma disciplina de trabalho por vários meses?
  8. Dispõe de vontade e tenacidade suficientes para ultrapassar uma sucessão de dificuldades e contrariedades?
  9. Já redigiu algum trabalho satisfatório com várias dezenas de páginas?
  10. Está muito motivado para escrever uma dissertação ou tese?



Vamos aos resultados:

  • Se você alcançou entre 8 e 10 "sim", você tem as competências necessárias para se aventurar.
  • Se obteve 4 "sim", ou menos, deve ver se este é o momento e investir num período de  formação para poder participar de algum processo seletivo.
  • Se obteve entre 5 e 7, dedique-se aos pontos que foram marcados "não" e se prepare para o processo seletivo que pretende ingressar



Vale ressaltar que este teste tem como proposta auxiliar na identificação de pontos que podem ajudar na sua decisão.

Ah, e se precisar de alguma ajuda é só contar com a gente!

Referência: BEAUD, Michel. A arte da tese: como elaborar trabalhos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.

Um comentário:

  1. Oi Ju, eu desisti de tentar esse ano por insegurança. Como eu fiz minha graduação em faculdade particular . Eu acho que é melhor esperar mais um pouco. Participar de um grupo de estudo, ler mais... meu pré projeto ta prontinho. Rsrs
    Obrigada pelas dicas de sempre .bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.