quarta-feira, 5 de junho de 2019

Trabalhando na escrita e trabalhando para organizar a escrita


Tempo de leitura: 2'30"

Imagine o trabalho de um professor. Há a parte do trabalho que ele faz no palco, no chão da sala de aula: dar aula, avaliar formativamente os estudantes, analisar conceitos, propor atividades, refletir, conduzir a turma e várias outras demandas. E ainda, há o trabalho “fora do palco”, de planejamento e organização de seu trabalho. As correções, análises de produção, preparo de atividades, lançamentos de notas, faltas, organização de reuniões e tudo mais. Um trabalho sustenta o outro. E apenas com os dois, o professor poderá ter uma vida profissional organizada.

Agora pense na sua tese ou texto acadêmico. O que seria o trabalho “no palco”? A escrita em si, certo? Mas para a escrita acontecer de forma fluida e engajada, o trabalho “fora do palco” precisa ser bem feito.

Planejar o quê será escrito, quais os procedimentos de metodologia serão adotados, qual pesquisa será feita, qual o referencial teórico adotado, são elementos importantes e feitos em momento à parte, que não a escrita efetiva, seria um tipo de rascunho ou pré-escrita.


Por que apenas antes da escrita?

Mas esse caminho de pré-escrita, pode acontecer não somente antes, mas também durante a escrita do texto. Planejar os assuntos a serem tocados, num Mapa Mental ou numa lista de argumentos pode ser um caminho interessante de organização e impulso a sua produtividade escrita.


                                                                                                   Fonte: Google


Amamos dicas!

Compilei três dicas práticas para você inserir no seu on stage e no seu backstage da escrita:

1-      No papel, faça um rascunho do O QUÊ, POR QUÊ, COMO, E ONDE do seu projeto de texto;

2-      Durante a escrita do texto, vá listando num documento à parte ou folha de rascunho, os argumentos que você ainda não desenvolveu, mas que não param que perturbar sua mente.

3-      Analise, fora do texto oficial, os resultados obtidos e construa rascunhos sobre as categorias e grupos percebidos. Isso vai te garantir um tópico discursivo, de análise de resultados mais rico e bem estruturado.


E como eu não resisto a uma dica bônus, lembre-se: a escrita não precisa ser linear. Alterne a escrita dos capítulos para não se esgotar com um assunto, conceito ou referência. Respirar novos ares é sempre bom, ainda mais quando estamos num projeto longo de estrutura e escrita.

Espero que esse texto de ajude.

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Com amor,
Ju.

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Ju.