quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dez dicas que eu gostaria de ter lido antes do mestrado


[Tempo de leitura: 1' 35''*]

Mestrado. Não o subestime. Mesmo.
É com essa animação que eu começo falando sobre umas dicas que eu pagaria para tê-las no início do meu mestrado. Fiz mestrado em Educação, Cultura e Comunicação de 2011 a 2013, uma experiência muito relevante para tudo que veio depois na minha vida.

Mas sim, se eu dominasse mais algumas ferramentas de controle de tempo, dissesse mais nãos e trabalhasse menos, a experiência teria doído bem menos, tenho certeza.

Aí vão dez dicas que organizei pensando em você, que está começando o mestrado e está levemente perdido.


1-      Negocie.
Você não vai precisar de tempo apenas para cursar as disciplinas, que são por volta de 7 no mestrado. Para cada aula, há uma carga de leitura importante que deve ser contada quando você se organiza para uma experiência acadêmica desse porte. Eu trabalhava MUITO na época. Cerca de 55 horas semanais. E sim, os finais de semana foram sacrificados, mas ter clareza dos seus objetivos é fundamental para manter a motivação. Então, negocie com sua família, amigos, chefe e até colegas de trabalho. Esses serão os primeiros a falar: “Cadê a Juliana? Mas gente, esse povo estuda e some...” Enfim, se eu der mais detalhes, começarei a escrever nomes...hehehe. Deixa pra lá. Entendeu, né? Negocie. Veja também se em seu trabalho há algum benefício para quem esteja fazendo mestrado ou doutorado, licenças, redução de carga ou troca de horários podem ser esplêndidas nesses momentos.

2-      Defina prazos desde o início.
Quando a gente passa na seleção, acha que deve se preocupar nesse momento apenas com as disciplinas e os trabalhos. Não. Mestrado é autonomia, formação de pesquisador. Portanto, tenha clareza de seu projeto e com vai executá-lo no curto prazo de 24 meses. Defina prazos, use listas, mapas mentais, aplicativos e tudo o que puder te ajudar. Eu trabalho com listas semanais e vou marcando os objetivos que já consegui conquistar. (Ex. Ler o artigo tal, escrever o resumo para o pôster do congresso tal, e aí vai...)

3-      Escreva, se possível, todos os seus trabalhos, relatórios, apontamentos, fichamentos e pesquisas em um computador apenas.
São muitos os problemas que podem surgir quando usamos dois ou até mais computadores. Mas o problema central é se você usa o Word. As versões são alteradas quando abertas em outros computadores e sempre se desconfiguram. Tirando esse fato, a padronização dos arquivos pode ficar comprometida e, obviamente, a recuperação de dados quando você mais precisa. Se poupe.

4-      Se não sentir confiança, troque de orientador.
Politicamente entendo o quanto isso pode ser difícil, mas o mestrado é tão curto que vale uma pequena indisposição como essa. Meu critério de seleção de orientador é acessibilidade, confiança e pensar junto o meu projeto. Às vezes, os experts, os doutores incríveis, não compartilham e ajudam nesse processo. O que é um paradoxo, eu sei, eles são os melhores.  Mas considere mais as relações do que a qualidade técnica. Fica a dica de quem já viu muita coisa nas relações de pessoas com seus orientadores.

5-      Leia trabalhos de orientandos do seu orientador e do seu grupo de pesquisa.
Uma das primeiras atividades do mestrado é a leitura de uma dissertação concluída que de alguma forma se aproxime do seu tema. Recomendo que você faça isso com seu coração. É um exercício importante. Mais que isso, recomendo que você leia ao menos duas dissertações relacionadas ao seu tema por mês, no primeiro ano de mestrado. Vamos dizer que tenha conseguido ler umas 10 dissertações. Seu repertório vocabular, sua clareza e familiaridade com o texto acadêmico serão muito aprofundadas. Isso deu muito certo comigo.

Bem, o texto já está grande e eu continuo no próximo post.

Se quiser adquirir meu livro, segue o link (Tem formato e-book e livro físico)


Gratidão.
Com amor,
Ju.

 * Quem é meu aluno sabe que faço leitura dinâmica desde os 11 anos. Deixo claro que é outra pessoa que lê para eu fazer as estimativas de tempo...rs Só pra esclarecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.