segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Como desenvolver seu texto em 3 passos


Essa semana estava navegando por sites de escrita e fiquei adorei a frase da querida Dora Farkas: "As ideias não são formadas completamente em seu cérebro" Sim, claro. Parece óbvio, mas pensar sobre isso foi bem interessante.

Quando me sinto confusa com a escrita de um texto eu preciso escrever. Um paradoxo, né!? Para sair da confusão da escrita eu tenho que... escrever. Essa escrita mais organizadora e analítica da produção muitas vezes não é aproveitada no meu texto oficial, mas serve e muito para eu me reestruturar e partir para um novo passo, argumento ou até projeto. Ah, às vezes eu desenho também. Já experimentou desenhar seu TCC? Recomendo. Trabalha sua capacidade de síntese e representação. Logo, você simplifica mais os processos de escrita com frases mais curtas e claras.

É como disse a Dora, parece que as ideias são mais inacabadas e, quando estão no papel ou tela, temos a capacidade de gerenciá-las e refiná-las, especialmente quando tratamos do texto acadêmico.


                                                                                                                                                                     Fonte: Google

Quando as coisas estão "misturadas" e não se desenvolveram como deveriam academicamente eu tenho alguns passos para me colocar de volta nos trilhos. São eles:

1- Escrevo em tópicos tudo que eu já construí.

Essa técnica dá uma visão de outra perspectiva e ajuda a diminuir a ansiedade e as expectativas sobre o texto. Se lembrar de que é competente e já produziu coisas interessantes pode ser um estímulo a continuar.

2- Defino micro-metas para o dia.

As metas diárias me ajudam bastante na organização e gestão da minha energia. Distribuir grandes projetos como uma tese em metas pequeninas proporciona mais controle sobre o seu processo. Você não escreve sem um horizonte. E o horizonte é fundamental para definir quando você acabou um assunto, por exemplo.

3- Mapas mentais acadêmicos.

Tem que ser! Eu sou uma entusiasta do trabalho do Buzan. Mapas mentais, além de planejarem e organizarem, são excelentes geradores de ideias. Empacou? Que tal um mapa mental para construir novas conexões e gerar mais ideias? Vale muito.

O desenvolvimento do texto acadêmico é uma arte e como toda arte, pode ser aprendida. Aqui no blog você encontra bastante conteúdo gratuito sobre esse tema.
Espero que tenha te ajudado nesse momento.

Com amor,
Ju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.