domingo, 24 de fevereiro de 2019

Como escrever em blocos

Tempo de leitura: 1'20''

Oi, gente. Tudo bem? Ando um pouco sumida, mas voltei. Participei de uma banca grande de seleção para professor no meu trabalho e, antes disso, estava dando aulas numa pós-graduação (que experiência!). Então imaginem o quanto eu estava atarefada e sem tempo para escrever. Estou também por voltas com mudança de casa e se tem uma coisa que me deixa perturbada é me mudar. Enfim, preparei três dicas para você começar a escrever em blocos e impulsionar sua produtividade acadêmica. Espero que seja útil!
...

Separar, organizar e planejar sua escrita são formas de fazer com que o seu trabalho acadêmico seja mais tranquilo. O texto acadêmico (TCC, artigo, monografia, dissertação e tese) é um grande projeto e uma das dicas básicas do campo da produtividade se tratando de projetos é: quebre em partes.

                                                                                               Fonte: Google

Para escrever com a técnica de blocos de escrita é necessário construir um bom índice. O índice vai funcionar como uma bússola para a orientação da sua escrita. A maneira mais segura de formular seu índice é na sessão de orientação, com o seu professor-orientador. Mas, caso você esteja só nessa empreitada, seguir uma ordem de organização e explicação da ideia pode ser um bom caminho.

Uma tática que ensino há um tempo é organizar períodos de estudos. Por exemplo, terça-feira, das 14h às 15h você agendou para escrever. Perfeito. Mas para esse tempo ser otimizado você precisa ter planejado o que vai fazer nessa hora. Vai ser escrever um resumo? Construir um sumário? Analisar categorias? Fazer uma parte da revisão bibliográfica?

                 Planejar é a saída para não procrastinar!                        

Assim como os blocos de tempo (períodos marcados para realizar determinada atividade), os blocos de estudos podem ajudar muito. Especialmente para pessoas que dispõem um tempo curto para as ações acadêmicas.

E por falar em ação...planejar é importante, mas executar é o que de fato vai fazer com que as coisas se movimentem na sua vida. Não use o planejamento como desculpa para aquele perfeccionismo que não nos ajuda.

Com amor,
Ju.

Siga-me no Insta e no Facebook
@suavidaacademica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.