terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Como escrever uma TESE impactante?

Tempo de leitura: 1'02"

Muita gente me pergunta como pode escrever melhor. Eu trabalho com o blog há três anos nesse exercício de aperfeiçoamento da arte da escrita, em especial da escrita acadêmica. Para ajudar a galera, reuni quatro dicas que vão fazer diferença na sua escrita.


1- Leia teses (dissertações, monografias ou artigos) do seu tema de pesquisa.

A leitura vai aumentar seu repertório vocabular e de argumentos a serem trabalhados quando se escreve. A leitura vai ajudar a organizar um estilo comum dos autores da sua área e iluminar os principais pontos conceituais estruturantes, pois quanto mais você lê esse tipo de leitura técnica, mais vai aguçar sua criticidade e modelo mental favorável à sua produção.

2- Estude teses do seu tema ou tema aproximado.

Não basta ler, estude. Faça uma lista de conceitos interessantes, liste as palavras que expressam o que você gostaria de transmitir com seu texto, estude a metodologia, faça anotações, Mapas Mentais, listas, perguntas ao texto, destaque objetivos e compare se os mesmos foram atingidos, leia as conclusões e compare com a introdução para verificar se estão bem interconectadas, enfim...Estude!

3- Estude técnicas de escrita.

Eu ofereço uma oficina com 20 técnicas de escrita acadêmica, organização e produtividade, mas não são apenas essas que existem! Procure uma bibliografia indicativa, leia sobre como se escreve mais e melhor. E se quiser estudar comigo, deixa uma mensagem nos comentários. :) 

4- Estude as teses premiadas.

Essa dica é de ouro! Se você quer criar um modelo mental para escrever uma tese impactante, por que não ler uma tese de alta performance? No site da CAPES, você encontra o as teses premiadas por ano e por segmento de conhecimento. www.capes.gov.br/premiocapesdetese



Essa tese premiada, por exemplo, virou até livro! Ela foi escrita pela Professora Mônica Peregrino, minha eterna orientadora.

É isso por hoje!

Com amor, 
Ju.

2 comentários:

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.