terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Mapas Mentais Acadêmicos- objetivos macro e micro





Mapas Mentais são vida e isso não é novidade aqui!

Utilizo essa forma de diagramação para organizar, planejar e gerar ideias. Essa ferramenta vem sendo desenvolvida desde a década de 80, a partir das pesquisas de Tony Buzan sobre pensamento radial, ideias de ordenação e uso de todo o cérebro na combinação de palavras, cores, desenhos e símbolos.

Trabalho com Mapas Mentais (ou Mapas Conceituais, como preferir) em diferentes frentes: organização do meu mês, semana, perguntas numa consulta médica, perguntas aos terapeutas do meu filho, organização da casa e, claro, organização acadêmica.

Do ponto de vista acadêmico, me concentro em dois pontos: planejar o que quero fazer numa perspectiva macro e micro.

Na macro, penso em objetivos maiores - Nos próximos três anos, quais passos gostaria de dar na minha vida acadêmica?- Com essa pergunta em mente, elejo possíveis cursos, congressos, artigos, grupo de estudos e pesquisas e parcerias. 

A partir daí, faço uma programação reversa. Pensar o que precisa ser feito em dois anos, um ano, seis meses, três meses, um mês, em uma semana e hoje, me dá grande clareza sobre as etapas que gostaria de percorrer para alcançar esse(s) objetivo(s) de três anos. No coach isso é chamado de Road Map.

Num viés micro, penso nos artigos que gostaria de trabalhar nos próximos doze meses. O trabalho intelectual é solitário. Estabelecer metas é uma forma interessante de se automotivar.
Ainda no micro, apontar os temas de cada artigo e organizar as ideias de cada um é uma ferramenta importante na minha produtividade acadêmica.

Para isso, escrevo o tema principal no centro de uma folha de papel e vou relacionando, com palavras apenas, outros conceitos que se relacionam com o tema gerador. Separo por cores, essencialmente. Quanto mais eu trabalhar no planejamento, mais vou ter uma visão clara do artigo e terei uma bússola de orientação para minha escrita, que certamente será mais fluída e com argumentos mais bem posicionados.

Já escreveu seu Mapa Mental? Olha, vale a pena, viu?!
Se você tiver melhores ideias ao longo do processo, reformule-o sem problemas. Planejar é uma atividade muito vantajosa a curto, médio e longo prazo. Sempre falo com meus alunos, cada 30 minutos de planejamento em uma semana, voltam para mim de 4 a 5 horas de tempo livre. E para quem tem vida corrida, sabe o quanto isso é interessante!

Um abraço e gratidão por tudo!
Com amor,
Ju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.