Oi, gentes!
Tudo bem, beleza?
Tempão sem postar, né!? Mas, olha. Vai valer a pena. Juro.
Hoje trago para vocês breve artigo que é parte integrante da Oficina de Escrita Acadêmica! Vou deixar um gostinho do que vai rolar!
Ah, se você é de São Paulo ou de Belo Horizonte, PRE PA RA! Em 2018 vai ter oficina nesses locais também!
A última turma do ano no Rio será 25/11, na Av. Rio Branco, 39/801- Espaço Maker- Centro do Rio. Estou montado a lista de interesse.
Vamos falar agora da seção Introdução do seu artigo acadêmico.
A
introdução é a apresentação de fatos conhecidos, resumos de estudos prévios,
generalizações sobre o conhecimento compartilhado e indicação da importância do
assunto para a área. Além disso, ela traz a identificação do problema a ser
estudado; metodologia: descrição dos materiais e procedimentos usados no
trabalho; resultados: informações e dados obtidos e a discussão: interpretação
dos resultados em relação ao que se avançou no conhecimento do problema.
O objetivo da Introdução é estabelecer uma base de conhecimento compartilhado com o leitor para contextualizar o trabalho. A introdução define um determinado campo de conhecimento como se este fosse um vasto território de investigação (MOTTA-ROTH, 2001).
Dicas para redigir a Introdução:
1- Seja simples e direto;
2- O leitor tem que entender o contexto e a base do seu trabalho;
3- Diga claramente o que você fez o que fez e porque isso vale a pena.
Geralmente a Introdução tem de 2
a 3 laudas e não deverão ser citados autores nem nesta seção, nem nas
conclusões/considerações finais. Não é regra rígida, mas uma indicação. Só cite se for essencial.
Sugestão:
estrutura de introdução [Isso pode salvar sua vida!]
1- Um parágrafo de apresentação ao
tema e delimitação;
2- Segundo ou terceiro parágrafo
para justificar teoricamente seu trabalho.
3- Quarto parágrafo com a pergunta
de pesquisa, questões problematizadoras e hipóteses.
4- Quinto ou sexto parágrafo com
os objetivos, sempre com os verbos no modo infinitivo;
5- Do sexto ao nono parágrafo a
metodologia: epistemologia, coleta de dados e critérios de análise.
6- Mais ou menos no décimo
parágrafo, a síntese da teoria.
7- E no último parágrafo, a
estrutura, já que para responder às questões do trabalho, há uma lógica
cronológica.
Gostou? Olha, vai te ajudar muito esse conjunto de dicas, tá.
Dá um print e guarda direitinho.
Gratidão a todas e todos pelo apoio.
Com amor,
Ju.
E se você quer se inscrever para a turma de 25/11/2017, sábado, das 10h às 14h, na Av. Rio Branco, 39/801- Espaço Maker- Centro do Rio----me manda um email: julianaprata.prof@gmail.com ou whats (21) 986563125. Tem mais informações aqui no blog, na TAG OFICINA de escrita acadêmica.
Amei a dica!!! Já vai me ajudar agora!!!!! Valeu!
ResponderExcluirBjão.
Valeu pela dica. Já vai me ajudar agora!!!
ResponderExcluirBjão.
Quero muito fazer o curso.
ResponderExcluirJá me encontro ansiosa pela aproximação do dia do curso!
ResponderExcluirOlá Juliana,
ResponderExcluirGostaria de mais informações sobre o curso: flavio.mello@gmail.com