sábado, 26 de agosto de 2017

Como fazer uma introdução?



Oi, gentes!
Tudo bem, beleza?
Tempão sem postar, né!? Mas, olha. Vai valer a pena. Juro.

Hoje trago para vocês breve artigo que é parte integrante da Oficina de Escrita Acadêmica! Vou deixar um gostinho do que vai rolar!

Ah, se você é de São Paulo ou de Belo Horizonte, PRE PA RA! Em 2018 vai ter oficina nesses locais também!
A última turma do ano no Rio será 25/11, na Av. Rio Branco, 39/801- Espaço Maker- Centro do Rio. Estou montado a lista de interesse.

Vamos falar agora da seção Introdução do seu artigo acadêmico.

A introdução é a apresentação de fatos conhecidos, resumos de estudos prévios, generalizações sobre o conhecimento compartilhado e indicação da importância do assunto para a área. Além disso, ela traz a identificação do problema a ser estudado; metodologia: descrição dos materiais e procedimentos usados no trabalho; resultados: informações e dados obtidos e a discussão: interpretação dos resultados em relação ao que se avançou no conhecimento do problema.

  O objetivo da Introdução é estabelecer uma base de conhecimento compartilhado com o leitor para contextualizar o trabalho. A introdução define um determinado campo de conhecimento como se este fosse um vasto território de investigação (MOTTA-ROTH, 2001).

Dicas para redigir a Introdução:

1-       Seja simples e direto;
2-       O leitor tem que entender o contexto e a base do seu trabalho;

3-       Diga claramente o que você fez o que fez e porque isso vale a pena.

                Geralmente a Introdução tem de 2 a 3 laudas e não deverão ser citados autores nem nesta seção, nem nas conclusões/considerações finais. Não é regra rígida, mas uma indicação. Só cite se for essencial.



Sugestão: estrutura de introdução [Isso pode salvar sua vida!]

1-       Um parágrafo de apresentação ao tema e delimitação;
2-       Segundo ou terceiro parágrafo para justificar teoricamente seu trabalho.
3-       Quarto parágrafo com a pergunta de pesquisa, questões problematizadoras e hipóteses.
4-       Quinto ou sexto parágrafo com os objetivos, sempre com os verbos no modo infinitivo;
5-       Do sexto ao nono parágrafo a metodologia: epistemologia, coleta de dados e critérios de análise.
6-       Mais ou menos no décimo parágrafo, a síntese da teoria.
7-       E no último parágrafo, a estrutura, já que para responder às questões do trabalho, há uma lógica cronológica.


 Gostou? Olha, vai te ajudar muito esse conjunto de dicas, tá.
Dá um print e guarda direitinho.
Gratidão a todas e todos pelo apoio.

Com amor,
Ju.

E se você quer se inscrever para a turma de 25/11/2017, sábado, das 10h às 14h, na Av. Rio Branco, 39/801- Espaço Maker- Centro do Rio----me manda um email: julianaprata.prof@gmail.com ou whats (21) 986563125. Tem mais informações aqui no blog, na TAG OFICINA de escrita acadêmica.
              

5 comentários:

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.