terça-feira, 5 de junho de 2018

Como construir uma rotina?




Hoje farei um post diferente. Falarei sobre minha rotina.
Tempo de leitura: 1'46''

Eu leio muita coisa e cada ano dou uma ênfase diferente. Esse ano o assunto é construção de rotinas.

Rotinas são muito importantes para mim e para minha família. Meu filho tem autismo e as rotinas tem um poder de acalmar, dar clareza e encadeamento de atividades. Lembrando que entendo como rotinas sequências de atividades para automatizar alguns processos na minha vida e assim abrir espaço para outras coisas  mais importantes.
Tenho basicamente quatro rotinas fixas: a rotina da manhã quando estou em casa, a rotina da manhã quando estou no trabalho, a rotina da tarde e a rotina da noite.
Quando estou em casa, tenho uma sequência fixa de atividades que englobam café da manhã e higiene, meu e do meu filho, consultar o planejamento do dia e da semana, agendar tarefas e compromissos e tomar água e chá. Essa rotina dura uns 50 minutos. Depois desse bloco, começo a trabalhar. Nos dias em que estou em casa tento me organizar por demandas: extensões, orientações de monografia, blog, redes sociais, estudos, leituras e escrita de artigos e alguma demanda na rua. Organizo uma lista de checagem para não me perder. 

Quando estou no trabalho, tudo é corrido. Chego 50 minutos antes do horário por motivos de trânsito insano e vagas e estacionamento. Nesse tempo minha rotina é ler, ver e processar alguns emails e mensagens. O planejamento do trabalho executo fora do horário de aulas, claro, mas ainda no ambiente de trabalho para não soterrar minha casa com papel e livros. Meu material de trabalho fica, em geral, no meu armário no trabalho. Separar as coisas é importante para mim. Meu trabalho é uma das áreas da minha vida e não o sentido dela.

Minha rotina da tarde é fixa e consiste em fazer as tarefas com meu filho: lemos juntos a agenda da escola, providenciamos materiais para as aulas, lemos histórias, fazemos as atividades fonoaudiológicas, desenhamos, cuidamos das plantas e brincamos. Nos dias de sol, andamos de patinete na rua (Moro numa cidade onde ainda é possível). Essa rotina dura entre uma e duas horas.

A rotina da noite também é fixa. Inclui o jantar, a organização mínima da casa, preparar a roupa e a bolsa para o dia seguinte, caso seja meu dia no trabalho. Desligar os dispositivos eletrônicos ao menos uma hora antes de dormir, colocar meu filho na cama às 20:30min e ainda sobrar um tempinho para relaxar e desacelerar.

Quando tenho/quero escrever um artigo, organizo pelo tempo disponível e por semanas de trabalho tentando não incluir os finais de semana. No próximo post falarei sobre como se organizar o trabalho acadêmico me semanas.
Muita gente me pergunta se tenho horário certo para ler, já que leio bastante e a resposta é sim e não. Quando eu estou no trabalho, sim, como chego bem cedo, leio e isso é fixo. Mas em casa, não, leio apenas nas janelas de tempo disponíveis, alguma fila, quando meu filho está brincando sozinho. Basicamente quando dá.


                                                                                              Fonte: meu bullet journal

Nada vem do nada. Minha disciplina de organização acadêmica e de vida vem de uma demanda familiar que nos faz muito bem. O blog Sua Vida Acadêmica, as oficinas de escrita acadêmica e o livro que escrevi estão alinhados com esse propósito: organizar e abrir espaço ao que realmente importa, dando prioridade ao que de fato é prioritário. No meu caso, minha família.
E para você, o que é prioridade?
Nessa linha, recomendo o livro de Elsa Punset "O Livro das Pequenas Revoluções". 
Gratidão por tudo!
Com amor,
Ju.
E se você quer adquirir meu livro, segue o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.