terça-feira, 14 de agosto de 2018

Minha primeira Bienal do Livro



Por que estou fazendo isso? Qual o objetivo em ir por esse caminho e não aquele? São perguntas que me faço sempre e ajudam a “limpar o terreno” na hora de fazer escolhas acadêmicas e para a vida.

Nesse fim de semana estive em São Paulo para minha primeira Bienal do Livro. O lançamento do meu livro Sua Vida Acadêmica: escreva mais e melhor foi maravilhoso. Do jeito que eu gosto: tranquilo e com bastante impacto. Como não tenho um público consolidado fora do Rio de Janeiro, meu livro não foi o best-seller da Bienal, mas quero compartilhar com você o poder das perguntas e das aprendizagens.

Não é de hoje que Sócrates nos ensina a maiêutica, arte de multiplicar perguntas e aprender com as mesmas. Perguntar é se abrir a outras possibilidades e eu tinha um objetivo claro com a Bienal de São Paulo: fechar negócios. Isso incluía apresentar meu livro para um público novo, divulgar meu trabalho e procurar uma editora que seguisse a minha linha editorial acadêmica.





Minhas aprendizagens com essas perguntas foram ótimas, algumas delas foram:

1-      Meu público não tem uma “cara”.
Se eu escrevesse para adolescentes saberia  quem abordar numa Bienal, por exemplo. Mas falando de escrita acadêmica preciso investir nas redes sociais e nas indicações para ser mais conhecida e para isso preciso de uma editora que tenha essa linha e me apoie nas universidades, onde realmente estão meus leitores.

2-      Venda-se.
Calma, sem exageros. Mas eu tenho limitações quanto às vendas. Estudei e trabalho numa universidade pública e a crença de que o ensino não deve ser vendido é forte. Eu entendo. Mas sei que se quero investir na carreira de escritora, eu devo me promover, conversar, fazer palestras e investir mais na minha oratória.

3-      Faça relacionamentos.
Eu faço amigos bem facilmente. Não tenho aquele “glamour” dos professores universitários. Mas vejo que devo investir mais em relacionamentos, contatos, reuniões e ações que abram minha mente e expandam mesmo os meus planos. Os dois escritores que estão comigo na foto: Paula Pilar [ Um Amor no Caminho e Uma Casa para o Coração] e Carson Sousa [ Qualquer Negócio] são um exemplo disso, aprendi demais com eles, de dicas à postura. Gratidão, queridos!

O Carson Sousa, inclusive, é leitor desse blog! Fiquei feliz demais em saber! Mesmo. 

4-      São Paulo é ótimo.
A pessoa aqui já viajou muito, mas nunca tinha visitado SP. Eu amei. A mobilidade urbana, o clima, a postura profissional das pessoas, gostei de tudo. Acho que vale apostar em algumas ações na capital paulista.

5-      Sou escritora
Embora pareça óbvio, agora essa afirmação foi para o meu coração. O clima da Bienal do Livro, evento que participo desde os meus 7 anos de idade, foi crucial para ver essa nova fase.

Por enquanto, é voltar para a programação normal. Arrumar a casa, reorganizar a agenda, levar o filho para cortar o cabelo, e seguir.


E você? Quais perguntas podem te dar mais clareza sobre seus projetos e objetivos?


Gratidão pelo carinho comigo e com esse projeto.

Com amor,
Ju.

PS: Comprei livros também!!!
Siga-me nas redes sociais para acompanhar meus comentários sobre cada um.
@suavidaacademica

3 comentários:

  1. Parabéns !!! sucesso hoje e sempre. Seu livro está maravilhoso !! tem me ajudado muito, já tá todo circulado, sublinhado rssrs obrigada por compartilhar suas experiências .que Deus te abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Sempre se expressando mto bem, sou sua fã vc sabe... que Deus ilumine cada vez mais seu caminho e mto sucesso nessa carreira tb...bjs��

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!!
    Depois de dias de repouso e ainda não totalmente recuperada, resolvi voltar à rotina de leituras... de um ponto a outro, aqui estou, lendo e conversando com você!! Perguntas!!! São elas a base da busca, do conhecimento, do autoconhecimento. Elas geraram impacto aquI!!!
    Infelizmente, a distância e a disposição de nossas vidas têm nos mantido afastadas, mas vir aqui é entrar em conexão com você!! Parabéns pelo trabalho de escritora que vem tecendo nesses últimos anos!! Amei ler essa e as outras matérias que encontrei assim que acessei o blog!!
    Luz, prosperidade e muita criatividade para suas escritas!!!
    #gratidãoju
    Beijos,
    Marta Paty *_*

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.