Tempo de leitura: 2'30"
Imagine o trabalho de um professor. Há a parte do trabalho
que ele faz no palco, no chão da sala de aula: dar aula, avaliar formativamente
os estudantes, analisar conceitos, propor atividades, refletir, conduzir a
turma e várias outras demandas. E ainda, há o trabalho “fora do palco”, de
planejamento e organização de seu trabalho. As correções, análises de produção,
preparo de atividades, lançamentos de notas, faltas, organização de reuniões e
tudo mais. Um trabalho sustenta o outro. E apenas com os dois, o professor
poderá ter uma vida profissional organizada.
Agora pense na sua tese ou texto acadêmico. O que seria o
trabalho “no palco”? A escrita em si, certo? Mas para a escrita acontecer de
forma fluida e engajada, o trabalho “fora do palco” precisa ser bem feito.
Planejar o quê será escrito, quais os procedimentos de
metodologia serão adotados, qual pesquisa será feita, qual o referencial
teórico adotado, são elementos importantes e feitos em momento à parte, que não
a escrita efetiva, seria um tipo de rascunho ou pré-escrita.
Por que apenas antes da escrita?
Mas esse caminho de pré-escrita, pode acontecer não somente
antes, mas também durante a escrita do texto. Planejar os assuntos a serem
tocados, num Mapa Mental ou numa lista de argumentos pode ser um caminho interessante de organização e
impulso a sua produtividade escrita.
Fonte: Google
Amamos dicas!
Compilei três dicas práticas para você inserir no seu on
stage e no seu backstage da escrita:
1-
No papel, faça um rascunho do O QUÊ, POR QUÊ,
COMO, E ONDE do seu projeto de texto;
2-
Durante a escrita do texto, vá listando num
documento à parte ou folha de rascunho, os argumentos que você ainda não
desenvolveu, mas que não param que perturbar sua mente.
3-
Analise, fora do texto oficial, os resultados obtidos
e construa rascunhos sobre as categorias e grupos percebidos. Isso vai te
garantir um tópico discursivo, de análise de resultados mais rico e bem
estruturado.
E como eu não resisto a uma dica
bônus, lembre-se: a escrita não precisa ser linear. Alterne a escrita dos capítulos
para não se esgotar com um assunto, conceito ou referência. Respirar novos ares
é sempre bom, ainda mais quando estamos num projeto longo de estrutura e
escrita.
Espero que esse texto de ajude.
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Com amor,
Ju.
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Ju.