sexta-feira, 14 de agosto de 2015

"O melhor lugar do mundo é aqui e agora!"

Olá, hoje quero compartilhar com vocês alguns dos princípios de Mindfulness ou Atenção Plena como ferramentas muito úteis na produção escrita.
Vivemos em um mundo super louco. Somos atropelados todos os dias com avalanches de informação. Nossa atenção é requerida para tudo e a todo momento.
Eu quis pisar no freio e ter mais qualidade de vida aplicando a Atenção Plena no meu dia a dia. Esse conceito é bastante trabalhado nas bases filosóficas budistas. Estar vivendo o momento presente de verdade, estar desperto, estar no aqui e no agora são explicações que nos iluminam um pouco melhor.

Sempre fui uma pessoa atenta, mas nos últimos anos...xi...difícil, sabe?!

Pratico desde que estava grávida, há uns 3 anos atrás os princípios da atenção plena. Fiz uma listinha de ações que me ajudam muito e talvez possam te ajudar na escrita daquele artigo ou daquela monografia que assusta só de pensar.

1- Respire. Uma respiração de 5 segundos de inspiração, 2 de respiração presa e 6 de expiração em 10 ciclos, ajuda muito na concentração e da produtividade de escrita.

2- Escreva SEMPRE off-line. Lembrou de algo? Anote e pesquise depois. É muito importante estar presente e ter atenção no que se faz.

3- Limpe sua mesa de trabalho e deixe somente o que vai escrever. Essa atitude simples evita distrações.

4- Desligue o celular e o telefone. O mundo não vai acabar se você não atender por apenas 1 hora.

5- Eu sempre faço meditações de 10 minutos quando estou muito distraída ou travo na escrita. Tento observar meus pensamentos, deixá-los ir e me concentrar ao máximo nas batidas do meu coração e na minha respiração. Depois, faço um brainstorming ou tempestade mental e anoto tudo que me vem a mente sobre o texto que estou escrevendo. Sempre me surpreendo com o poder da meditação!

6- Quando não estou com boa atenção, experimento escrever algumas ideias-chave ou as próprias palavras chave num papel, manuscrito mesmo, com minha letra! A memória muscular pode te trazer novos elementos e argumentos na continuidade das ideias de um texto.

Bom, é isso, espero que seja útil.
Esteja e escreva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.