sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ciclos de estudos

Olá, hoje estou super animada e vai mais um post!

Quero conversar um pouco sobre a técnica de estudos em ciclos. Essa é uma super sacada do guru dos concurseiros de plantão, Alexandre Meirelles. Ele mudou radicalmente seu jeito de estudar.
Segundo ele, "Dividi meu estudo, em ciclos de 16h, em 4 fases de 4h. Coloquei nele umas 10 matérias, variando o tempo de cada uma de acordo com meu grau de conhecimento e da importância delas. 5 Dividi uma folha A4, na horizontal, em 4 faixas grossas horizontais. Cada uma dessas partes era uma das 4 fases do ciclo. Cada uma com 4h. E dividi o tempo que estipulei antes de cada matéria no total dessas 16h totais do ciclo. Exemplo: Contab com 3h30´; Dir Const, Dir Trib e Economia com 2h cada; Dir Admin e Info, 1h30min; mat fin, estat e port 1h e inglês, 30min. Dividi essas 16h nas 4 fases, tentando alternar matéria mais decoreba com de raciocínio, e dividindo as de 2h em duas de 1h. E ia estudando na ordem, marcando cada uma conforme acabasse, continuamente, sem quase nunca mudar a ordem. Tem muita gente que me escreveu porque não entendeu isso, então vou explicar melhor. Não é para estudar cada fase de 4h de cada vez, separadamente, ou por dia, não é isso, você vai estudando na ordem, sempre. Se parar na metade de uma fase hoje, não tem problema, você recomeça amanhã a partir dali"

Gente, essa leitura me ajudou muito a passar no meu concurso de professora de carreira universitária! Para adaptar a minha realidade de leitura, estudo e escrita, fiz as seguintes modificações:

1- Implementei um ciclo de apenas 3 horas. Para leitura, destinei 1 hora, 1 para estudos (seleção de textos, grifar, montar a referência) e mais 1 hora para escrita acadêmica. Anotei cada minuto e quando parava, sabia de onde deveria prosseguir.

2- Montei um quadro de horário e me propus a alcançar metas de leitura e de escrita. Impossível escrever uma dissertação em 1 hora, mas 200 palavras, tranquilo.

3- Tive bastante disciplina e foco na execução do meu plano.

É isso por hoje, espero que lhe seja útil.

Esteja e escreva!
Abraço,
Ju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.