quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Como escrever todos os dias



Eu escrevo todos os dias, há muitos anos. Essa rotina me ajuda muito a escrever cada vez mais e com mais clareza. Escrevo meu diário da gratidão, postagens para blogs, artigos acadêmicos, de opinião, projetos, relatórios, apontamentos para orientandos, escrevo ainda meu diário de bordo no trabalho, e-mails e meu planejamento de vida e de trabalho, claro que não tudo ao mesmo tempo. Eu sou uma pessoa normal. Tenho até família. É que  eu AMO ler e escrever. Na verdade, acho que é o que eu realmente aprendi nessa vida. \o/  



Um beijo pra Tia Sônia que me alfabetizou! 💓💓

O estabelecimento de uma rotina de escrita faz com que outros hábitos sejam beneficiados indiretamente e você acabe compondo uma sequência de atividades que te ajudam. Por exemplo, sempre ao ligar o computador eu faço meu chá. É uma rotina correlata que me ajuda muito a pensar e me hidratar enquanto estou produzindo. Lembrando que rotina não tem a ver com a hora, mas com a sequência de coisas que você faz.

A rotina da escrita diária me ajuda a escrever mais rápido e a ter mais objetividade e simplicidade no tratamento da informação e na operação com conceitos. Geralmente começo a atividade de escrita com um Mapa Mental que me guia na execução de uma tarefa, depois me desconecto da internet e faço um download da mente. Eu tento...rs.

Existe um mito sobre a escrita que é a ilusão que um texto nasce pronto, praticamente ”parido”. Bem, não é bem assim... não é assim mesmo. A atividade da revisão e da edição é tão importante quanto a composição do texto. Talvez até mais. Vocês não imaginam o quanto releio, reviso e leio para o Gustavo, meu marido e editor (ou quase).

Se você quiser escrever também todos os dias, seguem minhas dicas:

1-      Escreva rápido, revise  e edite bem d-e-v-a-g-a-r-r-r-r-r-r-r
2-      Escreva sempre no mesmo lugar, ajuda a engrenar a mente.
3-      Escreva num lugar organizado e sem distrações.
4-      Off-line, claro, né non!?
5-      A atividade de escrita começa na noite anterior, deixa tudo arrumadinho que dá mais ânimo.
6-      Esteja motivado, entenda as razões pelas quais é importante para você escrever.
7-      Planeje sua escrita, faço um mapa mental do que quero abordar e o sigo com amor.
8-      Planeje sua escrita anual. Eu uso um pipeline, tipo um calendário que marco quando os projetos vão pegar fogo e evito assim agendar duas grandes atividades de escrita para o mesmo mês, por exemplo.
9-      Se hidrate.
10-   Caminhe.
11-   Tenha regularidade. Especialistas afirmam que são necessários 21 dias para a formação de um novo hábito. Tenta. Você vai ter bons resultados, caso goste de escrever, claro.
12-   Converse com alguém sobre suas metas de escrita. Eu participei de um desafio há uns anos de um site inglês, mas infelizmente eles encerraram as atividades. O lance era escrever 500 palavras por dia (mais ou menos uma página). Era bem legal. Se tiver animado, a gente lança um por aqui! Hehehe.

Esse texto foi inspirado no meu guru Leo Babauta, do blog Zen Habits. Ele narrou sua atividade diária de escrita no artigo How To Write Every Day e me apaixonei. Se quiser ler a rotina dele, confere lá! Dá um Google.

Com amor, 💕💕💕💕💕😎

Ju.

Um comentário:

  1. Valeu a dica da hidratação. O seu texto ajudou a perceber que escrevo muito, muito mesmo diariamente. Mas, como sempre, preciso do foco.Continuo aprendendo por aqui. Muito bom!

    ResponderExcluir