terça-feira, 22 de setembro de 2015

A Escrita no Ciclo de Estudos



Olá!
Hoje, finalmente, vem o terceiro e último post da série sobre Ciclo de Estudos. E o tema é ESCRITA. A escrita é a função de ser desse blog e um tema que amo. Escrevi então ações que norteiam minha escrita. Espero que você goste.
- Sempre tento escrever em silêncio ou com ruído branco;
- Off-line e sem celular, por favor;
- Mesa arrumada;
- Nenhuma aba de navegador ou de documento aberta.
- Sempre água ou chá para “abrir os caminhos”, rs.
- Seleção prévia de artigos/livros-base sempre a mão;
- Solidão, exigência do trabalho de escrita acadêmica;
- Medito antes de escrever para ter uma análise de observadora. Meditar não é rezar e nem tem nada de místico. Meditar é uma das técnicas de controle consciente de pensamento. Ajuda, viu?! Compreender que não sou meus pensamentos, mas a consciência acima deles, faz com que eu não me deixe absorver por armadilhas da mente, que sempre mente. Minha mente é meu instrumento e não meu algoz mega crítico.
- Sigo o planejamento de meus mind maps ou mapas mentais. Falarei sobre isso no futuro!
E principalmente ente ente...
- Faço perguntas que fecham ciclos de raciocínios. ( Por quê? Pra quê? E eu com isso? Como? E o fulano, pensa o quê? Quem pensa contra? Fazem a função mestra da construção científica)

COISAS QUE SEI QUE DARÃO PROBLEMA SE EU NÃO PRESTAR ATENÇÃO...
1- Com as normas de publicação. Leia e releia 10 vezes. Falo por super experiência própria.
2- Quando cito autores de diferentes épocas. Não contemporâneos devem ser devidamente contextualizados, sob o risco de serem mal compreendidos e você levar uma bronca. ( Sim, também falo por experiência...sem mais detalhes, rs)
3- Com a linearidade da escrita. Não vai dar certo. Simples. A pesquisa já está feita? Começo sempre pela conclusão, desenvolvimento depois, introdução, resumo e o último dos moicanos, o título!
4- Quando termino uma parte ou seção,  preciso deixar o texto descansar e depois releio-o. Percebo então erros que não tinha reparado antes.
5- Sempre, antes de entregar o formato final, imprimo e leio em voz alta. Assim tenho como refinar os últimos detalhes.
Espero que seja útil.
Com carinho,

Ju.

2 comentários:

  1. Hoje, especialmente, recorri ao seu blog. Muito, muito obrigada. beijo

    ResponderExcluir
  2. Hoje, especialmente, recorri ao seu blog. Muito, muito obrigada. beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.