segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como fazer Mapas Mentais?


Mapa mental ou mind map, segundo a Almeida (2014) é um diagrama usado para representar palavras, ideias, tarefas ou outros itens ligados a um conceito central e dispostos radialmente em volta deste conceito. Mas para mim, são estratégias de construção, compreensão e memorização de planos e/ou conceitos.

Eu sempre sobre que copiar mil vezes, ler em voz alta ou responder a questionários, não me ajudava a estudar. É MEU jeito.

Aprendi somente na vida adulta que eu pensava em tópicos. Antes de falar, escrever, planejar lavar a louça: tudo eram tópicos e eu nunca tinha me dado conta disso.

Para a escrita de um texto, escrevo antes, num rascunho. No meio da folha, escrevo o tema central e vou detalhando o diagrama em temas periféricos. Por exemplo, em meu último artigo (ontem, rs...) discuti alguns aspectos da condição juvenil na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Meu tema central era a DESIGUALDADE SOCIAL e meu subtemas: juventude, desigualdade educacional e modos de escolarização.
No subtema desigualdade educacional, os tópicos menores foram EJA, políticas de correção de fluxo escolar, moratórias sociais e assim por diante.

Quando detalho os temas, crio um mapa que norteará e nomeará os capítulos (1ª subdivisão), as seções (2ª e 3ª subdivisões) e até mesmo o tratamento da informação nos resultados da pesquisa, e ainda, o assuntos que tratarei nos parágrafos.

Para mim é o mapa do tesouro.

Um boa escrita depende de um bom planejamento.

Espero que te ajude.

Um bj,

Ju.

Olha que figura bacana de mapas mentais que peguei no blog manualdafelicidade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.