segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Entrevista com os autores do livro Saberes e Práticas Docentes na EJA

Oi, gente! Beleza?
Vocês lembram que no dia 30 de agosto houve um lançamento de livro super importante para a pesquisa em Educação, especificamente sobre a EJA?

Então, os autores gentilmente cederam entrevistas lindas ao nosso blog. Para que todos possam acompanhar de perto, minha proposta é apresentar as entrevistas individualmente. 

Vamos lá!



A primeira entrevistada é a professora da Faculdade de Educação da UFRJ Alessandra Nicodemos, organizadora do livro.

Sua Vida Acadêmica: Como foi a experiência de escrita?
Alessandra Nicodemos: Gratificante, pois foi um relato da minha experiência na Coordenação do Curso de Especialização e de sua opção politico-pedagógica de proporcionar aos egressos a possibilidade de publicação de sua produção intelectual como professores-pesquisadores de seus cotidianos.

SVA: A EJA é ao mesmo tempo a ponta frágil do sistema educativo e uma potência de práticas. Qual o viés que você trouxe para o debate nesse campo? Quais temas escolheu e por quê?
A.N.: De reconhecer a importância na formação dos docentes da criação de momentos de produção e escrita para os professores sbre os seus saberes e fazeres.

SVA: Qual é a expectativa de alcance do livro para os sujeitos que participaram da pesquisa? Pensam em algum tipo de retorno ou seminário?
A. N.: A expectativa é de que o alcance seja amplo e que o livro se constituía como material para outros processos de formação continuada de docentes da EJA, na Universidade e na Escola.


SVA:  Qual mensagem você gostaria de deixar para os pesquisadores em EJA?
A.N.: Que a EJA, por suas especificidades e pouca atenção do poder público, se constitui e se fortalece no chão da escola, na produção crítica de seus docentes e estudantes. O livro é a materialidade dessa possibilidade, então é na ponte com as experiências do cotidiano é que o campo da EJA pode e deve se fortalecer.

SVA: Qual mensagem você gostaria de deixar para os estudantes da EJA?
A.N.:Que nunca se esqueçam que a EJA é um direito, e que ninguém pode tirar essa possibilidade de vocês e mais do que isso, que a educação a ser ofertada deve ser de qualidade, com respeito ao seu tempo de aprendizagem e acolhimento a sua rica experiência de vida. 

Muito bom, né, gente!?

E assim vamos nos fortalecendo, retroalimentando e construindo forças para lutar por uma educação de qualidade. A professora doutora Alessandra Nicodemos nos mostra essa caminhada em sua fala e com a organização desse livro, ajuda a tornar mais visível as demandas da Educação de Jovens e Adultos. Parabéns, professora!

Eu trabalhei 9 anos numa escola de EJA na Baixada Fluminense (RJ) e esse tema é muito importante para mim. Símbolo de luta e de militância pela educação brasileira. Autoras como a professora Alessandra me tiraram o sono na vontade de pesquisar e aprender mais sobre o Ensino e a Educação Pública.

Gratidão, professora Alessandra Nicodemos.
Gratidão a você que acompanha carinhosamente este blog.
Com amor,

Juliana Prata.📖

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.