sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Entrevista com Priscilla Frazão

Oi, gente!
Continuando a série de entrevistas com os autores do livro "Saberes e Práticas da EJA", trazemos hoje Priscilla Frazão, professora e pesquisadora da área da EJA.

Além de afinidade epistemológica, eu e Priscilla somos amigas. Nos conhecemos na UERJ dividindo uma turma maravilhosa! Apresento, a quem não conhece ainda, uma pesquisadora comprometida, uma professora dedicada e uma pessoa super do bem.



Entrevista ao blog SVA

Nome: Priscilla Frazão
Atuação: Professora da rede Municipal de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu
Título do capítulo: Ludicidade é tudo de bom em qualquer segmento: um estudo sobre a metodologia lúdica com os docente da EJA.

SVA: Como foi a experiência de escrita?
P. Frazão: Esse trabalho iniciou ao escrever a monografia do CESPEB-EJA, assim que todxs terminaram a escrita, surgiu a oportunidade, por meio de um concurso de artigos, de fazer parte do livro. Sem dúvidas, saber que passei por um “concurso” com tantos trabalhos incríveis, é gratificante demais.

SVA: A EJA é ao mesmo tempo a ponta frágil do sistema educativo e uma potência de práticas. Qual o viés que você trouxe para o debate nesse campo? Quais temas escolheu e por quê?
P. Frazão: Minha temática é lúdico na EJA. Venho estudando o tema há algum tema, tento trazer alegria e um novo olhar de educadores e educandos, para que vejam o lúdico como uma possibilidade de trabalho e aprendizagem. Acredito que a EJA por ser tão sofrida em seu processo histórico, merece um alento, um cuidado,  um olhar mais delicado e mais humano, vejo o lúdico como um caminho para atingirmos isso.

SVA: Qual é a expectativa de alcance do livro para os sujeitos que participaram da pesquisa? Pensam em algum tipo de retorno ou seminário?
P. Frazão: Espero que o livro possa contribuir com professorxs da EJA de todo o país, pode ser uma utopia, mas acredito que, com tantas experiências e práticas possamos ajudar nossos companheirxs de luta. Anda não pensei sobre seminário, mas seria um enorme prazer participar de diferentes eventos.

SVA: Como tem sido a experiência de cursar uma pós-graduação em EJA, construir uma pesquisa e publicá-la num livro como este?
P. Frazão: O curso foi espetacular! Estudei com excelentes professorxs, aprendi muito, com todxs xs envolvidxs, educandos e educadores. Participar desse trabalho é gratificante demais, ainda mais depois de tantas histórias vividas, ouvidas e compartilhadas durante o curso.


SVA: Qual mensagem você gostaria de deixar para os pesquisadores em EJA?
P. Frazão: Que elxs nunca percam as esperanças! Que ainda que tenhamos que dar um passo de cada vez, e às vezes, dois para trás, somos a esperança daqueles que já sofreram e sofrem com esse processo educacional reprodutor das desigualdades.

SVA:- Qual mensagem você gostaria de deixar para os estudantes da EJA?
P. Frazão: A caminhada é longa, mas não é impossível, que apesar de tudo, elxs conquistarão muito mais, pois é um início e jamais terá fim.


É isso, um passo de cada vez. Não esmorecendo, seja na EJA, seja na sociedade como um todo. Reconquistando nossos direitos e nossa democracia, tão frágil e necessária. 
Gratidão, Priscilla, pela bela perspectiva.
Gostaram?
Escreva o que achou nos comentários. Deixe também sugestões de temas ou perguntas.

Gratidão.
Com amor,

Juliana Prata.📖

Um comentário:

  1. É bom saber de uma pesquisa que fala do lúdico no EJA qdo isso parece que só é do universo da educação infantil. Realmente essa discussão nós da bom ânimo em acreditar que é possível ter ensino-aprendizagem no EJA

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.