Continuando a série de entrevistas com os autores do livro "Saberes e Práticas da EJA", trazemos hoje Priscilla Frazão, professora e pesquisadora da área da EJA.
Além de afinidade epistemológica, eu e Priscilla somos amigas. Nos conhecemos na UERJ dividindo uma turma maravilhosa! Apresento, a quem não conhece ainda, uma pesquisadora comprometida, uma professora dedicada e uma pessoa super do bem.
Entrevista ao blog SVA
Nome:
Priscilla Frazão
Atuação:
Professora da rede Municipal de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu
Título
do capítulo: Ludicidade é tudo de bom em qualquer segmento: um estudo sobre a
metodologia lúdica com os docente da EJA.
SVA: Como foi a experiência de escrita?
P. Frazão: Esse
trabalho iniciou ao escrever a monografia do CESPEB-EJA, assim que todxs
terminaram a escrita, surgiu a oportunidade, por meio de um concurso de artigos,
de fazer parte do livro. Sem dúvidas, saber que passei por um “concurso” com
tantos trabalhos incríveis, é gratificante demais.
SVA: A EJA é ao mesmo tempo a ponta frágil do sistema educativo e uma potência de
práticas. Qual o viés que você trouxe para o debate nesse campo? Quais temas
escolheu e por quê?
P. Frazão: Minha
temática é lúdico na EJA. Venho estudando o tema há algum tema, tento trazer
alegria e um novo olhar de educadores e educandos, para que vejam o lúdico como
uma possibilidade de trabalho e aprendizagem. Acredito que a EJA por ser tão
sofrida em seu processo histórico, merece um alento, um cuidado, um olhar mais delicado e mais humano, vejo o
lúdico como um caminho para atingirmos isso.
SVA: Qual é a expectativa de alcance do livro para os sujeitos que participaram da
pesquisa? Pensam em algum tipo de retorno ou seminário?
P. Frazão: Espero
que o livro possa contribuir com professorxs da EJA de todo o país, pode ser uma
utopia, mas acredito que, com tantas experiências e práticas possamos ajudar
nossos companheirxs de luta. Anda não pensei sobre seminário, mas seria um
enorme prazer participar de diferentes eventos.
SVA: Como tem sido a experiência de cursar uma pós-graduação em EJA, construir uma
pesquisa e publicá-la num livro como este?
P. Frazão: O
curso foi espetacular! Estudei com excelentes professorxs, aprendi muito, com
todxs xs envolvidxs, educandos e educadores. Participar desse trabalho é
gratificante demais, ainda mais depois de tantas histórias vividas, ouvidas e
compartilhadas durante o curso.
SVA: Qual mensagem você gostaria de deixar para os pesquisadores em EJA?
P. Frazão: Que
elxs nunca percam as esperanças! Que ainda que tenhamos que dar um passo de
cada vez, e às vezes, dois para trás, somos a esperança daqueles que já
sofreram e sofrem com esse processo educacional reprodutor das desigualdades.
SVA:-
Qual mensagem você gostaria de deixar para os estudantes da EJA?
P. Frazão: A
caminhada é longa, mas não é impossível, que apesar de tudo, elxs conquistarão
muito mais, pois é um início e jamais terá fim.
É isso, um passo de cada vez. Não esmorecendo, seja na EJA, seja na sociedade como um todo. Reconquistando nossos direitos e nossa democracia, tão frágil e necessária.
Gratidão, Priscilla, pela bela perspectiva.
Gostaram?
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Gratidão.
Com amor,
Juliana
Prata.📖
É bom saber de uma pesquisa que fala do lúdico no EJA qdo isso parece que só é do universo da educação infantil. Realmente essa discussão nós da bom ânimo em acreditar que é possível ter ensino-aprendizagem no EJA
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