domingo, 15 de outubro de 2017

UNIVERSIDADE: expectativas e ressignificações pessoais*

[Tempo de leitura 1'30'']     


  Intenção, escolha do curso, matrícula, primeiras aulas: tudo é mágico, grandioso e até intimidador quando adentramos os muros de uma universidade. Vou conseguir? Gosto disso? Quero fazer isso minha vida toda? Tem que ser para a vida toda?
            As expectativas de um calouro são altas sempre, mas nas conversas com um concluinte, o cenário muda. O que acontece nesse processo? Decepção? Transformação?
            A questão é o crescimento. Quase sempre queremos soluções, respostas, alívio. Mas isso não tem, não do lado de fora. Nem na universidade nem em outro lugar. Nossas respostas estão em construção, mas ainda estão perdidas dentro de nós. E isto está relacionado com a idade também.
            A transformação que ocorre nos anos da universidade é importante e reflete em toda  vida. Para alguns, como foi para mim, foi a primeira oportunidade de ver o outro, mas o outro diferente de mim. Com escolhas distintas, perspectivas que me tiraram do lugar-comum.
            Procuremos então as respostas dentro de nós, não do lado de fora. Mas para alcançarmos essas informações interiores devemos nos centrar no agora, no presente momento. Estar presente, se empenhar, estudar, pesquisar, fazer relacionamentos. Sim, fazer isso com o coração é estar presente. É prestar atenção, atenção plena.
            Desse jeito, as expectativas não serão mais tão importantes assim. Estar em estado de atenção e fazer o seu melhor, sim. As respostas já estão todas dentro de você, como diz a expressão latina “hic et nunc”.
Bons estudos.


DICAS SIMPLES PARA ESTUDOS
- Crie uma rotina de estudos. Consistência é mais eficaz que intensidade.
- Tenha uma agenda ou planner e marque suas leituras e trabalhos universitários com os prazos.
- Providencie os livros e textos necessários às aulas com antecedência.
- Marque no calendário congressos e aulas-extras que serão importantes em sua formação.
- Faça notas durantes as aulas. Dê preferências a notas manuscritas, sua memória muscular pode te ajudar em momentos futuros.
- Cuide de sua saúde: social, mental, emocional e física.
- Simplifique. Escreva simples e tenha esquemas de processamento simples.
- Respire. Com calma.

Com amor,
Ju.


* Artigo publicado na 5ª Edição da Revista Master Of Simplicity, agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.