sábado, 20 de janeiro de 2018

Notas sobre a produtividade acadêmica

[Tempo de leitura: 1'20'']

Olá, pessoal. A convite da Juliana venho contribuir com as discussões relacionadas a minha, a sua, e a nossa vida acadêmica! Experiências sobre a vida acadêmica eu entendo. Estou desde 2007 em formação. Emendar graduação com mestrado e o mestrado com o doutorado foi uma opção que não aconselho a ninguém a fazer. Como o foco de hoje é outro podemos conversar sobre esse tema em um outro momento. Durante minha rotina de estudos e pesquisa JAMAIS abdiquei de fazer aquilo que gosto: ler literaturas, viajar, ficar de bobeira e cultivar o ócio. Ah, não posso esquecer das demandas de trabalho e da vida profissional para além da academia. Raras vezes queimei ou pedi extensão de prazo para entrega de algo.

                                                                                       Fonte: Google

            Aí vem a pergunta. É possível produzir um trabalho acadêmico sem deixar de lado as atividades que gostamos de realizar? Sim! Para isso as técnicas de estudo e autogerenciamento estão aí. Sempre defendi que a produção de um trabalho acadêmico requer mais que o saber especializado. É muito importante que o pesquisador em formação (e até mesmo os já formados) tenha contato com coisas diferentes do que ele vivencia no seu cotidiano de produção e leituras. Quando estabelecemos contato com outros assuntos, frequentamos outros espaços, lemos outras coisas que nada tem haver com nossa pesquisa, quando estabelecemos a manutenção de atividades prazerosas, possibilitamos que nossa capacidade criativa seja ampliada.

            Ser criativo é uma demanda de grande importância para a vida profissional e acadêmica. Ser criativo é pensar em possibilidades para solucionar aquele problema de pesquisa; é encontrar meio cabível para o uso de determinado referencial teórico e metodológico com os dados a ser sistematizados; é ser capaz de elaborar hipóteses para os problemas da pesquisa; é estabelecer questionamentos objetivos e inovadores. Vale lembrar que o conceito de genialidade é questionável já que todos somos capazes de muito mais que pensamos ser. Criatividade não é um “dom” que alguns poucos possuem. Todos temos capacidade para sermos criativos mas para isso é necessário criar hábitos e praticar.

Criar uma agenda de tarefas é fundamental para isso. Reserve pelo menos um momento do seu dia para fazer aquilo que você mais gosta. Experimente e compartilhe conosco os benefícios que a adoção dessa estratégia para o aguçamento da criatividade possibilitou. Para uma vida acadêmica saudável é necessário respirar outros ares, experimentar outros sabores, vivenciar outras experiências.

Vinicius Monção
www.viniciusmoncao.com           



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.