segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Aprendendo mais em 2017


Oie, amigxs. Tudo bem? E o Natal? Sentados vendo TV? Animadão, né!? Rs...

A cada novo ano eu tenho o hábito de eleger novas coisas que quero aprender. A minha lista está pronta. Quero te dar umas ideias, caso você ache legal implementar:

1-      Tenha um plano de aprendizagem, desenvolva suas metas em projetos menores que possam ser concluídos em um ano ou menos e que estejam relacionadas aos seus valores e horizontes de vida.

2-      Aprenda sobre educação financeira: não só melhores meios de guardar dinheiro, mas também formas de investir e fazer seu dinheiro trabalhar para você.

3-      Aprenda sobre educação/reeducação alimentar. Uma  vez reestruturada essa questão, impacta sua vida em diferentes sentidos e é positiva de todas as formas: econômica, estética, emocional, física, autoestima, dentre outros.

4-      Estude um pouco de técnicas de oratória. Aprender como falar de forma mais clara e mais marcante é sempre importante. Para todas as suas áreas de atuação!

5-      Gosta muito de um tema, mas não gostaria de entrar em uma graduação ou pós? Ué, gente, internet está aí pra isso! Com seu plano de aprendizagem montado, estude História Medieval, Civilizações Antigas, Mecânica Quântica ou Decoração de cupcakes. Você é livre!

6-      Aprenda sobre armário cápsula. Você economiza horrores e aprende a combinar todas as roupas, economizando também tempo. Sou geminiana. Preciso de limites. Caso não os tenha, perco tempo e objetividade em coisas simples como escolher a marca de caneta que eu prefiro (- Você não sabe o que prefere, Juliana? - Hummm...não. Sou geminiana, gente)

7-      Estude sobre as cores que combinam mais com sua cor de pele e cabelo e pare de comprar o que não te valoriza.

8-      Aprender sobre como estruturar novas rotinas, especialmente uma em casa e outra no trabalho, te dá um controle da gestão de seu tempo e do que você é capaz de fazer num período determinado, e  você não vai querer outra vida. É Chato? É. É eficiente? É. Então é isso que importa. Sugiro a leitura do livro O Poder do Hábito.

9-      Aprenda a registrar tudo num caderno ou celular. Sua mente deve ter espaço para exercitar a criatividade e não ficar te acordando as 3:05 da madruga para te lembrar que você tem dentista. Ah, você deve ter um processo contínuo de revisão das informações para que esse download seja eficiente para você.

10-   Aprenda a viver mais no tempo presente. Nada de futuro. Nada de passado. Sua vida acontece agora. Atenção Plena ou Mindfulness foi meu grande aprendizado de 2015 que eu usei muuuuuito em 2016 e espero que pelo resto da vida. Respire e aproveite o dia.

11-   Tem currículo Lattes? Não? Deveria ter. Se você já tem, assista um tutorial sobre como preenchê-lo corretamente. Algumas informações são inseridas mais de uma vez. Exemplo: Você foi a um congresso e apresentou um trabalho. Provavelmente existem três inserções a serem feitas em seu currículo: participação em congresso, apresentação de trabalho e publicação nos Anais do congresso. Prestenção, galera. Prestenção!!! Não vale engolir barriga (Seja lá o que isso signifique).

12-   Cadastre-se num grupo de agenda do Facebook para ver os eventos que você quer/pode participar em 2017. Você planeja e manda ver!

É isso. Feliz 2017!

Com amor,
Ju.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação! Deixe seu comentário.
Ju.